Eleição 2014

Eleição 2014

25/07/2012

Dilma encontra Cameron a dois dias da abertura da Olimpíada

Cameron/Dilma
O primeiro-ministro britânico David Cameron e a presidente Dilma Rousseff

AFP /jornal_hoje_em_dia.html
AFP

LONDRES - A presidente Dilma Rousseff visitou pela primeira vez, nesta quarta-feira (25), o premier britânico, David Cameron, no nº 10 da Downing Street, para reforçar a cooperação com vistas aos Jogos do Rio de Janeiro-2016, a dois dias da abertura da Olimpíada de Londres-2012.
"Os Jogos Olímpicos de 2016 são uma boa oportunidade para a cooperação e o desenvolvimento de relações em uma grande variedade de temas", disse Cameron à presidente ao recebê-la em sua residência oficial, no primeiro compromisso da visita de três dias de Dilma.Dilma afirmou, por sua vez, que a Olimpíada no Rio é "um desafio" para seu país, e que esta visita é "uma boa chance para aprender", elogiando a "forma brilhante" como o Reino Unido está organizando o evento e recebendo as delegações.
A presidente e Cameron posaram sorridentes em frente à residência do premier britânico, onde tremula a bandeira olímpica, antes de se reunirem durante cerca de uma hora. Nenhum dos dois fez declarações após este encontro.
Um porta-voz de Downing Street afirmou, posteriormente, que os dois dirigentes falaram sobre a situação econômica na Eurozona e no restante do mundo, e concordaram que é preciso "se ocupar da dívida soberana para fortalecer as perspectivas econômicas mundiais".
Cameron defendeu uma "maior liberalização do comércio entre Brasil e a União Europeia", da qual o Reino Unido faz parte, embora não tenha adotado o euro, e "a necessidade de maximizar os vínculos comerciais bilaterais", segundo a mesma fonte.

O Reino Unido, atualmente o quarto investidor externo no Brasil e um de seus parceiros no grupo das maiores economias desenvolvidas e emergentes (G20), avalia que há possibilidades de incrementar a cooperação nas áreas de ciência, educação, energia e defesa.
O Brasil considera também "estratégica" a cooperação com o Reino Unido na preparação dos Jogos do Rio de Janeiro, uma associação que abre novas oportunidades comerciais para os dois países.
Em 2011, os intercâmbios entre o Brasil e o Reino Unido alcançaram 8,57 bilhões de dólares, o que representou um aumento de 10,2% com relação ao ano anterior.

Dilma, que chegou pela manhã à capital britânica, lançou uma nova campanha de divulgação turística do Brasil no exterior no London Film Museum, coincidindo com o início da promoção oficial da potência emergente como próxima sede olímpica.
Durante sua estada, a presidente também visitará a Casa Brasil, vitrine oficial do país durante os Jogos de Londres, situada no palacete de Somerset House, e se reunirá com atletas brasileiros que concluem sua preparação olímpica no centro esportivo de Crystal Palace, no sul da capital.

Na sexta-feira (27), a presidente irá à cerimônia oferecida pela rainha Elizabeth II aos chefes de Estado que assistirão à abertura dos Jogos Olímpicos, antes de seguir até o estádio para acompanhar a cerimônia dirigida pelo cineasta premiado Danny Boyle.
O "Time Brasil", composto por mais de 250 atletas, espera repetir em Londres as 15 medalhas conquistadas há quatro anos em Pequim, e dobrar este total nos Jogos de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário